Podcasts do Caixa

Na quarta rodada do Pernambucano, cada jogo teve suas marcas, de duas em duas. Na vitória do Sport sobre o América, 2 gols de Hernane, que assumiu a artilharia. No empate entre Afogados e Salgueiro, 2 pênaltis para cada lado e 2 bolas da Coruja na trave no mesmo lance. Na vitória alvirrubra sobre o Vitória, 2 pênaltis, 2 erros de arbitragem a favor do Timbu e 2 gols de Wallace PE. Na vitória do Santa Cruz sobre o Petrolina, 2 pênaltis e 2 expulsões, uma para cada equipe e 2 gols do Santa. O confronto entre Central e Flamengo de Arcoverde só acontece na próxima quarta-feira (13), por causa do jogo entre a Patativa e o Ceará, pela Copa do Brasil.

Com dois pênaltis em cada um dos três jogos da quarta-feira, a rodada ainda teve pelo menos um time marcando dois gols em cada partida. Ao final dessa rodada atípica, o Santa Cruz assumiu a liderança do PE19, com dez pontos. Na sequência, Sport e Central têm nove pontos. Salgueiro e Afogado vêm na sequência com sete pontos. Se a primeira fase acabasse agora, os confrontos das oitavas seria Santa Cruz x Petrolina, Sport x Flamengo, Central x Náutico e Salgueiro x Afogados, curiosamente, todos já realizados na primeira fase.

América 0x2 Sport: Dois gols de Hernane
Defesa americana bateu cabeça e Hernane aproveitou para assumir a artilharia do PE19. (Foto: Anderson Stevens/SCR)

Em um jogo sem maiores dificuldades, o Sport conseguiu a terceira vitória consecutiva no PE19. O Leão visitou o América na Arena Pernambuco e venceu com dois gols de Hernane Brocador, aproveitando rebotes. O América até tentou jogar na defensiva, mas a falha que gerou o primeiro gol, no último lance do primeiro tempo, fez o Mequinha ter que se expor mais. Com isso, o Sport teve mais tranquilidade na etapa final, com mais espaço e sem sofrer muita pressão do América. Com os gols, Hernane assumiu a artilharia isolada do Pernambucano, com quatro gols. O camisa 9 é o primeiro artilheiro isolado do torneio.

Para a equipe de Milton, não há muito a acrescentar. A equipe foi pouco testada e conseguiu aproveitar duas falhas da defesa americana para marcar seus gols. Já o América, mais uma vez, não conseguiu fazer o jogo defensivo ao qual se propõe. O Mequinha continua a apresentar falhas defensivas que mantém a equipe com apenas um ponto no estadual. Além disso, o ataque segue improdutivo, com apenas um gol no PE19, o pior do campeonato, ao lado de Petrolina e Vitória.

Afogados da Ingazeira 2x2 Salgueiro: Dois pênaltis
Afogados e Salgueiro empataram no Vianão e na tabela do PE19. (Foto: Reproduçao/FPF TV)

O terceiro confronto sertanejo do PE19 terminou em um empate em 2 a 2 no Vianão. O Salgueiro saiu na frente com o atacante Muller Fernandes, de pênalti. Depois, com a bola rolando, o atacante do Carcará marcou o segundo. A vantagem tricolor não durou muito. Ainda no primeiro tempo, Diego diminuiu para o Afogados de pênalti. E com a bola rolando, Jamerson marcou contra, empatando a partida. No segundo tempo, apesar de muita intensidade e de duas bolas da Coruja na trave no mesmo lance, não tivemos mais gols.

Vindo de derrota para o Santa Cruz, o Afogados da Ingazeira voltou a mostrar o bom futebol das primeiras partidas. A Coruja fez um jogo bastante ofensivo e deu muito trabalho ao goleiro Luciano. A equipe de Pedro Manta confirma a boa fase e se fortalece como candidata a melhores posições no estadual. Já o Salgueiro, de Sérgio China, voltou a apresentar falhar defensivas que vêm se tornando comuns nesse início de temporada. O setor de criação do tricolor, porém, continua se destacando, gerando diversas oportunidades ofensivas para a equipe.

Náutico 2x0 Vitória das Tabocas: Dois erros de arbitragem
Wallace Pernambucano marcou os dois gols alvirrubros de pênalti. (Foto: divulgação/CNC)
No reencontro dos Aflitos com o ídolo Gilmar , hoje atacante do Vitória, o Timbu precisou da ajuda da arbitragem para garantir os três pontos. Enfrentando o lanterna e clube mais frágil do PE19, o Náutico teve dois pênaltis a seu favor no segundo tempo, e converteu ambos com Wallace Pernambucano. A polêmica está no primeiro pênalti, oriundo de uma falta fora da área. Além disso, um gol do tricolor anulado no primeiro tempo, deixou a equipe de Fernando Lins na bronca com a arbitragem.

O Náutico, mais uma vez, mostrou uma equipe improdutiva, que dependeu dos erros da arbitragem pra transformar o que poderia ter sido um empate em uma vitória. O time de Márcio Goiano continua sem apresentar evolução, mesmo conseguindo a terceira vitória da temporada. Já o Vitória está no extremo oposto, apresenta evolução depois da troca de técnico, mas não consegue obter resultados e continua sem pontos no Pernambucano.

Petrolina 1x2 Santa Cruz: Duas expulsões

O Santa Cruz visitou o Petrolina no Paulo Coelho com equipe reserva em um jogo que contava com o retorno de Pipico à equipe titular. A referência do ataque tricolor, porém, decepcionou na reestreia e foi expulso ainda no primeiro tempo, foi o primeiro cartão vermelho do PE19. Poucos minutos depois, de pênalti, Jeremias abriu o placar para o Santa. No início do segundo tempo, em mais um pênalti, Augusto ampliou para o tricolor recifense. Logo na sequência, Lucão, do Petrolina, foi expulso, igualando o número de jogadores em campo. No finzinho, em mais um pênalti, o Petrolina marcou o seu primeiro gol no estadual, com o zagueiro Jefferson.

O time de Leston Júnior mostrou ter boas opções no banco de reservas, apesar da falta de entrosamento do time. Além dos três pontos, o jogo serviu para dar ritmo à equipe e poupar os titulares para o clássico contra o Náutico pela Copa do Nordeste. Já o Petrolina voltou a apresentar os mesmos defeitos das últimas rodadas. Assim como o América, o time de Lima não apresenta evolução e permanece estagnado com um ponto.

Próximos jogos

Fim de semana
10/02 (16h) - Vitória das Tabocas x América - Arena de Pernambuco/São Lourenço da Mata
10/02 (16h) - Sport x Petrolina - Ilha do Retiro/Recife
10/02 (16h) - Central x Afogados da Ingazeira - Luiz Lacerda/Caruaru

Meio de semana (Continuação da 4ª rodada)
13/02 (20h) - Flamengo de Arcoverde x Central - Áureo Bradley/Arcoverde
| Designed by Colorlib