• Sobre

    O Caixa de Brita é um grupo de podcast pernambucano formado por alunos de jornalismo da UFPE. Surgimos como uma plataforma criada pela fusão do Descubracast com o Política Traduzida em maio de 2018, abrindo espaço para mais produções sobre outros temas. Com a criação de nosso portal, nos abrimos também à mídia escrita, com a construção do nosso Blog. E nosso projeto segue buscando trazer uma visão diferente sobre qualquer assunto que possamos abordar.

    Castbanger
    Hoje é dia de rock, bebê. Para falar para toda a massa metalúrgica e metaleira do país, o Castbanger é o primeiro podcast nascido com o Caixa de Brita já rolando. O podcast que mais bate cabeça surge em outubro de 18 para debater sobre diversas questões do metal, do punk, do hard rock e de outros sons pesados e para incitar a discordância em todos os headbangers que ouvirem. Enquanto houverem pessoas chateadas com a realidade, o metal continuará existindo. Sinta o peso de ser livre conosco.

    Descubracast
    Nosso braço esportivo surgiu um ano antes de nosso projeto, mas, após uma decisão em uma mesa de bar, o programa teve seu reboot, e o Caixa de Brita foi a plataforma perfeita para isso. Nós buscamos analisar os elementos do futebol pernambucano e brasileiro com a leveza e bom humor que o tema pede. Nossa inspiração no futebol zoeiro já vem desde o nome do programa, em homenagem ao grande Aloísio Chulapa. Então, aperta o play e descubra!

    Entropia
    Para explicar a história do Entropia temos que explicar a história de Victor Moura. Sob boatos e alegações de ter na verdade 14 anos e que só completaria aniversários em anos bissextos não terminados em '6', Victor adotou o nome de 14. Sua via humorística sempre foi apurada e todas suas produções sempre retrataram seu jeito irreverente. Em uma cadeira do curso de jornalismo, 14 fez um episódio piloto de um podcast que, de tão fenomenal, nos obrigou a convidá-los a dar sua graça no lançamento do Caixa de Brita para criar o nosso podcast multitemático que aborda a realidade sempre com os dois pés na ficção, unindo o conhecimento acadêmico ao popular, seriedade e humor.

    Polêmicas Vazias
    Quando decidimos criar um grupo de podcasts, sabíamos que precisávamos de algum produto para debater questões inúteis. Assim nasceu o Polêmicas Vazias, com um nome que surgiu de maneira aleatória quando se tentava explicar a ideia do programa. Com o preceito de responder perguntas que não têm resposta e entender questões da cultura popular, o Polêmicas tem a maior equipe do Caixa de Brita, o que sempre gera visões diferentes sobre o mesmo tema. 

    Política Traduzida
    Nosso braço político surgiu dois meses antes do Caixa de Brita, com seu planejamento feito, literalmente, de um dia para o outro. Após o quarto episódio, os dois projetos começaram a andar juntos, com o Política estando, então, como um podcast do recém-criado grupo. O programa sempre busca trazer a política como algo leve, divertida e fácil, ao contrário do que se tenta passar por aí. Os projetos do Traduzida também envolvem entrevistas, coberturas, debates e até checagem de fatos. Então vem descobrir uma nova maneira de discutir política.

    Que Braba
    O Que Braba nasceu para dar voz a um público que não costuma ter vez. O programa nasceu na vontade de falar sobre a cultura periférica em uma plataforma moderna como o podcast. O nome já surge daí, em uma expressão popular que remete a uma conhecida música do brega pernambucano, Que Brabinha, Boy, do MC Matheus. Mas nem só de brega fala o Que Braba, o rap, o funk, as danças e todos os elementos da cultura negra e periférica têm espaço no programa. Então, chega.

    Zona Fantasma
    Para falar do universo geek, o Zona Fantasma nasceu. O Zona Fantasma traz um nome em referência a uma dimensão do universo da DC Comics. E o programa se pretende a ir além do que normalmente se trata como cultura geek, falando também do cenário local, de música e de outros elementos desse amplo universo, ainda um pouco inexplorado. Então vem com a gente desbravar a Zona Fantasma!